Acho que o post da parede berinjela atraiu espíritos zombeteiros aqui no Brincando de Casinha e hoje rolou um momento passado-futuro-deixa-dilson-para-com-wilson. Tem um sobradinho à venda no meu bairro. Vi as fotos pelo site e nem quis visitar, de tão detonado. Mas aí a corretora ligou ontem dizendo que o preço caiu loucamente, tipo liquidação do lápis vermelho no Mappin. Fui ver. Casinha boa, mas MUITO detonada. Por um preço tentador. Sei do potencial de uma reforma. Vocês sabem do que eu sou capaz, heheheh. Daí que estou pensando, pensando, pensando. Listei 5 motivos para seguir em frente e 3 para nem pensar nisso.

5 motivos para reformar uma casa detonada

1) Casas antigas têm metragens maiores, sem enganação. Quarto é quarto, cozinha é cozinha, sala é sala. Não essa Festa da Uva e do Caqui de hoje em dia, em que as construtoras enfiam quatro suítes em 90 m2 só para você achar que mora bem (e nesses ambientes não cabe nada, apenas móveis para pigmeus). Desconsidere essa dica se você for um oompa loompa.

oompa loompas

2) Melhor você reformar a casa, do seu jeito, do que comprar uma casa reformada por outra pessoa. Ninguém merece encontrar um piso novinho porém horrível, tipo aqueles 40 x 40 cm mesclados, muito usados em chão de velório municipal e repartição pública. Em geral esses pisos-medo foram arrematados no saldão da Telhanorte…

3) É tipo assim uma delícia-muito-louca-me-abraçoa-e-me-beija-me-chama-de-meu-amor morar em uma casa onde você SABE que tudo está em ordem. Os conduítes, os canos, as torneiras. É o mesmo que terminar o tratamento no dentista, que fazer o papanicolau, que sair da depilação no sábado à tarde.

4) Reformar é a única/melhor chance de deixar a casa realmente do seu jeito, sem gambiarras. Reforma traz felicidade. A sua cozinha, o seu jardim, finalmente. Do jeito que sempre sonhou. Reforma é tipo filho: dá orgulho, a gente quer que os outros vejam, tem gente que escreve até blog sobre isso. \o/

5) Eu acredito na restauração e ocupação de imóveis antigos. Uma casinha reformada é uma casinha a menos demolida por construtora. Nada contra os prédios novos, ta? Acho só que, principalmente nas grandes cidades, temos perdidos casinhas típicas para espigões-clube com 4 suítes em 90 m2.

Tô com vergonha de mostrar a casa, mas olha as fotos do site da imobiliária…


A garagem é a MELHOR parte da casa! [Vai vendo...]

cap otavio machado 5

 

 

A cozinha… Misericórdia!

cap otavio machado 1

 

A cozinha… Misericórdia 2 – A Missão!

cap otavio machado 2

 Tem um vitrô na escada, superlegal. Só precisa trocar esse vitrô e os vidros. Ou seja, pensando friamente, esse vitrô não tem nada de legal

cap otavio machado 3

Armário de um dos quartos. Abstrai a feiura. O armário é bom. Só precisa trocar o visual, tirar esses frisos, mudar as dobradiças, reformar por dentro, torcer para o marceneiro não sumir, essas coisas

cap otavio machado 4

Depois de ver essas fotos…

3 motivos para NÃO reformar

1) Sim, você vai errar a conta e gastar, no mínimo, o dobro do que calculou. Se contratar um arquiteto profissional, talvez essa margem de erro diminua um pouco. Mas, sim, você vai gastar mais e descobrirá isso no fim da obra, quando já estiver com cabelos brancos, tomando Rivotril e dando entrada no divórcio. [Pessoa que exagera = eu]

2) Hoje em dia é mais fácil encontrar um partidão gato e gente fina no Tinder do que uma boa mão de obra para a reforma. Parece que pedreiro está em falta no mercado. Meus amigos arquitetos é que dizem. Se você tem um bom pedreiro, encanador, eletricista, trate esses caras bem. Mande cesta da Bauducco no natal, fique amiga no Face.

3) Reforma é tipo um monstro. Você nunca sabe o que esperar dela. Comece a quebrar os canos e me dê razão. Surgirão imprevistos, o pedreiro vai querer cobrar mais, você vai procurar soluções nos tutoriais do Youtube e terminará fazendo novena para Santo Expedito. Isso se, no meio da obra, seu chefe não te mandar para uma viagem a trabalho de uma semana no interior de algum lugar muito longe e sem internet.

Agora comenta esse post e diz aí os seus motivos para reformar ou não.

Mas e aí? Compro essa casa ou não?

Vocês querem ver o circo pegar fogo que eu sei…

Que seria INCRÍVEL para o Brincando de Casinha, isso seria.

 

..

Mari Mari jurou que nunca mais faria isso de novo

Mas Mari Mari é ariana e muda de ideia